quinta-feira, 18 de junho de 2009

Puxa a ficha aí...


Murilo Rubião (1916 - 1991)
Escritor mineiro foi precursor do realismo mágico no Brasil. Apesar de nos lembrarmos de Gabriel Garcia Márquez quando o assunto é o gênero, Murilo Rubião foi (e é) um nome importante pra literatura brasileira. Todos os seus livros tem em algum momento relação com as parábolas, citações e trechos bíblicos. O conto mais aclamado é "O Ex-Mágico Da Taberna Minhota" nome que dá título ao livro de contos publicado em 1947, narra a história de um ser que quando se dá conta de sua própria existência já é um homem feito e inserido num contexto capitalista e surreal. Cético ou não acredita-se que a relação do traço estilístico com os textos bíblicos se deve ao fato de Murilo Rubião considerar a contradição lógica dos acontecimentos sobrenaturais e fantasiosos da bíblia justificarem o fatos cotidianos e agruras da existência humana.

Segue o começo do conto referido e a lista das obras publicadas.
O ex-mágico (1947)
A estrela vermelha (1953)
Os dragões e outros contos (1965)
O pirotécnico Zacarias (1974)
O convidado (1974)
A casa do girassol vermelho (1978)
O homem do boné cinzento e outras histórias (1990)
Contos reunidos (2005)



O ex-mágico da Taberna Minhota
Murilo Rubião
"Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve-me; porque eu sou desvalido e pobre. (Salmos. LXXXV, I)"


Hoje sou funcionário público e este não é o meu desconsolo maior.Na verdade, eu não estava preparado para o sofrimento. Todo homem, ao atingir certa idade, pode perfeitamente enfrentar a avalanche do tédio e da amargura, pois desde a meninice acostumou-se às vicissitudes, através de um processo lento e gradativo de dissabores.Tal não aconteceu comigo. Fui atirado à vida sem pais, infância ou juventude.Um dia dei com os meus cabelos ligeiramente grisalhos, no espelho da Taberna Minhota. A descoberta não me espantou e tampouco me surpreendi ao retirar do bolso o dono do restaurante. Ele sim, perplexo, me perguntou como podia ter feito aquilo.O que poderia responder, nessa situação, uma pessoa que não encontrava a menor explicação para sua presença no mundo? Disse-lhe que estava cansado. Nascera cansado e entediado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário