quinta-feira, 18 de junho de 2009

Acervo Notícia


Veja trechos da matéria "O cafeicultor e o modernista" publicada no caderno (+) Livros - Jornal Folha de São Paulo, 14 de junho.


Cartas entre Mário de Andrade e Pio Lourenço Corrêa revelam as opiniões e o processo criativo do autor de "Macunaíma"

...mais uma vez Ana Luisa Escorel, da Ouro Sobre Azul, brinda-nos com uma joia editorial: a correspondência entre Mário de Andrade e Pio Lourenço Corrêa. Traz introdução de Gilda de Mello e Souza [1919-2005] -a quem devemos a concepção do projeto, para o qual há tempos vinha colhendo material- e nota biográfica assinada por Antonio Candido. Ambos privaram da intimidade tanto de Mário quanto de Pio, e por isso o livro não poderia ter melhores títulos intelectuais. Como se não bastasse, a parte iconográfica é extraordinária, o que é de praxe nas realizações dessa editora duplicada de designer. Deleitamo-nos com o luxo do papel cuchê fosco, da capa cartonada e das minuciosas notas de rodapé. A apresentação material, que concorre para tornar o volume um item bibliográfico incontornável, muito deve à munificência do Sesc...

... Conhecida é a casa da chácara da Sapucaia, hoje no perímetro urbano de Araraquara (SP), residência de Pio Corrêa... foi na chácara que Mário escreveu "Macunaíma"... adquirida do herdeiro por um casal de professores da faculdade de filosofia local (Unesp), Waldemar e Heleieth Saffioti, seria depois doada à própria faculdade, com o requisito de que fosse transformada numa casa de cultura... As circunstâncias dessa peculiar amizade têm antecedentes... S eparados pelo intervalo de uma geração... Discutiam muito, disputavam fidelidades: Mário era modernista, Pio era tradicionalista. Por isso detestou "Macunaíma", que para ele era vazado em péssimo português, além de lhe soar sem pé nem cabeça. Mas ambos conseguiram chegar a uma trégua devido a "Amar, Verbo Intransitivo", quando Pio se divertiu com o caso das funções paradidáticas da governanta alemã -mas só, paradoxalmente, depois que leu a tradução para o inglês...


...Mário costumava passar temporadas na chácara e, se não podia deslocar-se até lá, dava notícia de sua nostalgia dos recantos, dos odores, dos sabores... Graças à opulência iconográfica, vemos Pio sempre de cenho enfarruscado, o que orna com seu temperamento autoritário, amiúde temperado pelo senso de humor que vem à tona em sua pena... Mário também aparece, em fotos de sua viagem à Amazônia, por exemplo. Sobre o que versavam pessoas tão diversas? Alguns temas eram preferenciais, e em primeiro lugar a filologia. Mas também assuntos de folclore, que interessavam a Mário, de bichos e de plantas, das pescarias e das caçadas de macuco de Pio.... A troca epistolar entre ambos é discreta e pouco dada a efusões, mas nessa fase Mário fala um pouco mais de si.Fora obrigado a deixar o Departamento de Cultura de SP, o que o fez desiludir-se não só da política, mas da possibilidade de qualquer intelectual ocupar um cargo público, abrindo mão de sua privacidade e da produção pessoal que ela lhe faculta, tão forte no seu caso... Seu equilíbrio emocional viu-se ameaçado, e isso afetaria sua saúde. Declarou que sempre fora feliz e mesmo um militante da felicidade, mas por esse tempo viu tudo negro e até pensou em suicídio.Logo faria no Rio aquela famosa conferência desencantada, onde se entregou a feroz autocrítica, que se estendeu aos companheiros de lutas modernistas. Embora afinal conseguisse voltar ao reduto do lar em São Paulo, morreria inesperadamente.Por tudo isso, é inestimável a revelação de mais este conjunto completo e coerente de um epistolário que cobre perto de 30 anos, de 1917 a 1945, e vai até os últimos dias de Mário.


WALNICE NOGUEIRA GALVÃO é professora de teoria literária na USP. Recebeu o Prêmio Mário de Andrade da Biblioteca Nacional por "Mínima Mímica" (Companhia das Letras).


PIO E MÁRIO Autores: Mário de Andrade e Pio Lourenço Corrêa Editoras: Sesc SP/Ouro sobre Azul (tel. 0/xx/ 21/ 2286-4874) Quanto: R$ 96 (424 págs.)


Temos este livro no nosso acervo, consulte sobre a disponibilidade.

Um comentário:

  1. Que maravilha. O acervo de vocês sempre atualizado. Muito bom!!!

    ResponderExcluir